A um dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os 187.325 candidatos que se inscreveram na Paraíba devem ficar atentos para detalhes que podem eliminá-los da disputa. Utilizar lápis, lapiseira, borracha, óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro e similares são alguns motivos que podem eliminar o candidato do Enem.
As dicas estão no site do Inep/MEC (www.enem.inep.gov.br), mas muitos candidatos não prestam atenção nas orientações. Outra causa de eliminação é deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame. Além disso, o Inep é taxativo: “O participante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente”.
Outro alerta aos candidatos é quanto ao horário das provas. Na Paraíba, elas começam ao meio-dia. Este ano, o número de inscritos no Estado é 32% superior ao do ano passado.
Provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Amanhã, primeiro dia do Enem, os candidatos farão provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, durante 4h30. Já no domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com tempo de duração de 5h30.
Correção e cálculos
Brasília (ABr) – Preocupados com fórmulas de física e regras gramaticais, muitos estudantes fazem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem saber como é feita a correção e o cálculo da nota.
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope, em julho, apontou que dos 1.953 estudantes ouvidos, 86% deles entendem mais ou menos ou não entendem como são pontuados.
No Enem, a correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item em que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos.
A correção da redação é mais simples e passou por mudanças este ano, após a polêmica ocorrida no ano passado, quando um candidato obteve a nota máxima na redação mesmo com a inserção de um trecho de receita de macarrão instantâneo no texto. O Ministério da Educação definiu que se forem inseridos trechos indevidos na redação, o candidato será eliminado.
A redação é avaliada por dois corretores, sem que um saiba a nota atribuída pelo outro. No texto, são avaliadas cinco competências: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão e desenvolvimento do tema usando várias áreas do conhecimento; defesa de um ponto de vista; argumentos e proposta de intervenção para o problema e respeitar os direitos humanos, segundo o Guia de Redação para o Enem, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
0 comentários:
Postar um comentário