sábado, 20 de julho de 2013

PICUÍ receberá caravana do coração dia 27 que atende crianças e gestantes; confira:

A Secretaria de Estado da Saúde e a ONG pernambucana Círculo do Coração vão realizar a Caravana do Coração em oito municípios paraibanos a partir deste domingo (21) até o próximo dia 28. O objetivo é realizar consultas e exames em crianças de zero a 12 anos, priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, sopro, cianose, taquicardia e desmaio, e em gestantes a partir de 28 semanas, que apresentem sintomas de diabetes clínica, cardiopatia, ultrassonografia com suspeita, outro filho com cardiopatia ou má formação fetal.
Neste domingo, a caravana estará em Cajazeiras; no dia 22, em Sousa; dia 23, em Itaporanga; dia 24, em Patos; em Monteiro, no dia 25; no dia 26, em Esperança; no dia 27, Picuí e dia 28, em Guarabira.
Os pacientes devem ser cadastrados pelos municípios no sitewww.rcp.circulodocoracao.org ou diretamente nos locais escolhidos para isso: nas Gerências Regionais de Saúde de Cajazeiras, Sousa, Patos, Monteiro e Guarabira; no Hospital Distrital de Itaporanga; no Hospital Municipal Dr. Manoel Cabral, em Esperança, e na Secretaria Municipal de Picuí.
Nós temos um trabalho muito importante na Paraíba que é a rede de cardiologia pediátrica, formada a partir do Círculo do Coração. Ela faz o diagnóstico precoce de cardiopatias em crianças recém-nascidas. E ao longo de um ano e meio desse projeto, identificamos muitas crianças com cardiopatia. Agora vamos estender esse diagnóstico para além dos recém-nascidos e também nas gestantes”, explicou a secretária executiva da Saúde, Cláudia Veras.
A secretária lembrou que esta ação inédita na Paraíba só está sendo possível graças a parceria que o Governo do Estado fez com a ONG pernambucana Círculo do Coração, no dia 17 de outubro de 2011, com investimentos de mais de R$ 3 milhões visando, além da assistência clínico cirúrgica, qualificar os recursos humanos no Estado, quanto ao atendimento em cardiologia pediátrica, com educação continuada, desenvolvimento de pesquisa e produção científica.
 Com Secom

0 comentários: